6 de setembro de 2015

Profissões: escrivania e alquimia

Vamos falar das profissões que se aproveitam de herborismo.

Escrivania / inscription

A matéria prima de todos os itens de escrivania são as tintas. Estas são criadas a partir de pigmentos obtidos através da trituração das plantas.

Os pigmentos são encontrados, em sua maioria, nas partes coloridas e moles das plantas, como as flores e folhas. A trituração destas partes é feita usando um cadinho e um pilão. Cadinho é o pote, geralmente de cerâmica ou pedra, onde são colocadas as partes moles das plantas, e o pilão é feito de pedra ou madeira dura. Ao esmagar e triturar estas partes, uma substancia pegajosa e colorida é encontrada e diluída em água, e assim é obtida a tinta. Duas coisas a ter em mente: novamente, estou explicando de maneira simples e próxima à do jogo, e pigmentos podem ser encontrados no reino animal também, especialmente em insetos.

Uma vez transformados em tinta, utiliza-se um pincel ou pena para colocar a tinta em um papel. O processo de estudo de escribas é algo em constante evolução: para atingir um objetivo, é necessário errar muito, de forma que é possivel encontrar pilhas de pergaminhos mágicos ao lado de um escriba enquanto este tenta encontrar a forma correta de canalizar um efeito mágico na forma de um glifo.

Glifos: glifos são simbolos mágicos, que se transformam em mágicas ou efeitos mágicos poderosos. Normalmente são extensivamente pesquisados e procurados por escribas para ampliar habilidades. O processo de pesquisa geralmente envolve criar muitos pergaminhos com efeitos secundários. Estes pergaminhos surgem das tentativas de criar algo mais poderoso, o glifo.

Velinos: pergaminhos por si só não são capazes de conter magia. Velinos são pergaminhos tratados por escribas com sinais e glifos, permitindo que aprisionem propriedades mágicas e arcanas, e são utilizados por profissionais de Encatamento para absorver sua essência mágica. A criação destes conduítes mágicos é algo derivado do estudo da criação de glifos, assim como os pergaminhos.

Tomos: magos, bruxos e arcanistas em geral possuem livros, ou diários, onde guardam suas magias e os resultados de seus estudos. Estes livros são geralmente chamados de grimórios.
Escribas, mesmo os não arcanistas, costumam criar livros com o resultado de seus estudos, os tomos. Geralmente não possuem o mesmo poder mágico de um grimório, mas é possivel encontrar tomos contendo bastante poder, já que são resultado de muita dedicação de escribas. Normalmente tomos são raros e caros, pois envolvem muito tempo para sua criação.
Os tomos são normalmente livros feitos de pilhas de pergaminhos, envoltos em capas de papel e couro, costurados fortemente e, em muitos casos, com armações de madeira ou metal para ajudar na conservação. A produção de um tomo complexo, com muitas páginas, capa de couro e armação de metal, com fechadura com tranca, por exemplo, pode levar anos.

Cartas: A feira de Negraluna é o local principal para os escribas trocarem estes produtos. Geralmente cartas, por si só, não possuem poder algum. Certos estudiosos de artes ocultas e místicas conseguem trazer à tona poderes ocultos em conjuntos de cartas, criando os mais diversos poderes a partir delas. Nem mesmo os próprios escribas, em geral, sabem o poder que estas cartas podem produzir, mas sabem que é possivel fazer muito dinheiro com elas, então é uma arte importante para eles tanto para desenvolver seu senso criativo quanto para fazer algum dinheiro.

Alquimia / alchemy

Alquimia é a arte de transformar um material em outro. Envolve processos complexos e um aparato especializado, como decantadores, béqueres, destiladores e pipetas.

Poções: provavelmente o resultado mais comum da alquimia seja a produção de poções. Se aproveitando de caracteristicas especiais de determinadas plantas, um alquimista consegue purificar, separar e processar as plantas para extrair sua essência que, em conjunto com outras plantas ou itens, pode produzir um efeito geralmente de curta duração, mas poderoso.
Produzir uma poção é um trabalho de algumas horas, onde normalmente é possivel encontrar o alquimista aguardando a fervura de plantas em baixa temperatura, para extrair o máximo de suas qualidades; em seguida destilar, concentrar ou diluir estes sucos e essências para servir como base em misturas. Produzir poções é algo que pode levar poucas horas a alguns dias, mas é possivel produzir diversos frascos da mesma poção no final do processo.

Elixires: Poções mais poderosas, e geralmente com o efeito mais duradouro, são chamadas de elixires. São mais dificeis de serem feitos, e o conhecimento envolvido para produzir tais frascos é algo que alquimistas guardam por toda a vida. Podem demorar vários dias para ficarem prontos, mas geralmente são comercializados por grandes quantias de dinheiro.

Óleos: produto da concentração de diversos elementos e extratos vegetais, óleos são produtos relativamente mais simples do que poções e elixires, e são aplicados em materiais e objetos, ao invés de ingeridos. Sua produção pode levar dias também, embora os efeitos sejam diferentes dos anteriores.

Pedras filosofais: Possivelmente criadas por acidente em um passado tão longínquo que ninguém mais sabe sua origem, pedras filosofais são possivelmente a informação mais segura que um alquimista possui. São tão importantes para o alquimista, e são tão poderosas, que apenas quem criou estas pedras é capaz de controlar seus efeitos.
Geralmente são encontradas encrustradas nas vestimentas, armas e armaduras de alquimistas poderosos, e são capazes de mudar o curso da história do alquimista apenas em sua pesquisa em como criá-las.
Não estranhe se vir um alquimista trabalhando anos a fio em um único projeto: pode ter certeza que este projeto é uma Pedra Filosofal.

Transmutação: mineradores sabem que alguns minérios são bem raros de serem encontrados, outros ainda mais dificeis de serem sintetizados. Alquimistas também sabem disso.
Valendo de seus conhecimentos sobre como as substâncias são criadas e do que são feitas, um alquimista é capaz de transformar um metal em outro. Não espere que este conhecimento seja algo fácil de obter, e não espere que um alquimista não cobre para fazer a transmutação. Ainda que o processo seja rápido, podendo demorar de poucos minutos para substâncias mundanas para algumas horas para substâncias mais raras, o conhecimento envolvido na transmutação de materiais é algo complexo e de difícil maestria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário