13 de setembro de 2015

Profissões: couraria, alfaiataria e encantamento

Como apenas uma profissão se aproveita diretamente de esfolamento, resolvi colocar as duas "independentes" no mesmo post.

Couraria / leatherworking

O processo de costura de couro e pele é semelhante ao de costurar com tecidos, mas algo muito importante a levar em consideração é o seguinte: couro e peles são muito mais duros e resistentes que tecidos.

Couro sofre um tratamento chamado curtimento, que é o processo de conservação do couro, e ocorre logo após o curtume, que é a utilização de sais para desidratar o couro. Estes dois processos levam algum tempo para ocorrer, e é possível ver em alguns lugares, geralmente perto dos treinadores de profissão de couraria e esfolamento, peças de couro esticadas. São peças que estão sofrendo um destes processos, e serão utilizadas para produzir os equipamentos. Dependendo do material envolvido, o processo de preparação do couro pode demorar de poucos dias a um mês.
Dica do Lobo: este processo poderia ser feito pelo esfolador, não unicamente pelo coureiro. 

Após o tratamento das peles e couro para utilização, vem a parte da manufatura dos equipamentos e itens. O processo é parecido com o de costura, como falei antes. As peças são cortadas e costuradas de acordo com moldes estabelecidos, e as ornamentações feitas. Dependendo do material a ser usado (gemas, cordas, linhas especiais), do tamanho das peças (braceletes, peitorais, calças) e da quantidade de material utilizada, o processo pode demorar de algumas horas a algumas semanas para ficar pronto.

Os itens de malha, que são feitos também por coureiros, o processo é diferente. A malha, que é um conjunto de elos de metal intercalados, é costurada e presa em uma base de couro. Esta malha de metal é feita "costurando" os elos de metal uns aos outros, formando uma rede. Esta malha é bastante resistente, mas ainda é maleável. O processo de criação destas malhas é trabalhoso, então a produção de uma malha pode demorar muitas horas. Após a criação das malhas, ainda há o trabalho de criação da base de couro. Como o couro em si não precisa ser adornado, já que a malha provavelmente será colocada por cima de qualquer ornamento do couro, é lógico aumentar em poucos dias o processo de criação de equipamentos de malha equivalentes aos de couro.

Alfaiataria / tailoring

Provavelmente a profissão (primária) mais familiar à maioria das pessoas seja a alfaiataria. Só vale lembrar que, em WoW, não temos máquinas de costura e afins, então o processo tende a ser manual.

Algo importante de ser lembrado, também, é que a matéria prima de alfaiataria no jogo é conseguida dos monstros humanóides, ou seja, são retiradas das roupas que eles usam quando estão em combate. Assim, tenho duas sugestões: considerar que a materia prima é comprada de artesãos (NpCs, talvez?), que fazem os tecidos e os alfaiates compram para trabalhar, ou então a matéria prima seja o equipamento usado pelo humanóide derrotado e retrabalhado.

Em qualquer um dos casos, o sistema de trabalho seria o mesmo, já que as peças precisam ser cortadas e costuradas com cuidado, em cima de moldes já desenhados. Como sempre, quanto mais complexo o molde, mais demorado s difícil é fazer o item.

Além da dificuldade de usar o molde para criar as peças, algo que torna mais complexo o processo é o material envolvido. Trabalhar seda é muito mais complexo que trabalhar algodão. Isso se reflete, obviamente, no tempo de desenvolvimento das peças. O grau de trabalho das peças, diferentes materiais, tamanho, tudo isso deve ser levado em conta ao criar o item de vestuário.

Outro fator para pensar é o uso dos pigmentos/tintas no processo. Tingir tecido também é algo que pode demorar de horas a dias, dependendo do material. Use a lista de itens do molde para pensar em quanto material é necessário para fazer o item em questão.

Encantamento / enchanting

Esta profissão parte do princípio que armas e equipamentos não ordinários possuem poder místico. Estes poderes místicos são o material necessário para criar encantamentos, tornando outros materiais ordinários em materiais mágicos.

O sistema de desencantamento nos dá uma ideia do que acontece com o item quando seu poder é removido: o item se perde. Podemos entender isso da seguinte forma: o poder mágico do item faz parte de sua essência; logo, se removemos o poder mágico dele, sua essência foi comprometida, e o item em si é destruído.

Antes da atualização grande das profissões em Warlords of Draenor e Mists of Pandaria, o desencantamento de itens gerava um resíduo, que era o que sobrava do item após a remoção do poder mágico. Então podemos assumir que o item é destruído, ou pelo menos se torna inútil e sem valor, quando ele sofre o processo de desencantamento.

Quanto à complexidade do processo, novamente vou me basear na profissão antes da mudança: o bastão de encantamento era transformado com o evoluir da profissão. Ou seja, para desencantar itens mais poderosos e criar encantamentos mais poderosos, era necessário um bastão de melhor qualidade. Daí podemos retirar a informação que desencantar itens (ou criar encantamentos) mais poderosos exige maior perícia e, portanto, mais tempo para o processo ocorrer.

Encantar também pode seguir o mesmo sistema. O resíduo mágico do desencantamento é colocado em cima (ou junto) do item a ser encantado, e o bastão de encantamento é utilizado para canalizar o poder mágico do resíduo no item. O resíduo desaparece e é "unido" à essência do item encantado, O processo demora mais de acordo com a dificuldade do encantamento. Em alguns casos, o poder do encantamento é tão forte que a intensidade mágica pode ser sentida (ou vista) nos equipamentos. Isso explica porque algumas armas e armaduras brilham ou "sangram": é a energia mágica do encantamento que traz este visual.

Varinhas, berloques e óleos são criados pela união do material envolvido para sua produção ao resíduo mágico. Como são itens mais complexos, talvez o processo de criação seja algo mais demorado, com alguns dias de trabalho contínuo, sendo algo extenuante ao encantador.

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