17 de agosto de 2015

Canon, não canon?

Tio Lobo, eu quero ter um elfo noturno de 25 anos de idade, mas quero que ele seja adulto. Posso?

Normalmente, qualquer jogador diria que não, porque elfos noturnos sao imortais, e possuem um tempo muito maior de "amadurecimento" do que um humano, por exemplo.

Mas a resposta correta seria "sim, pode".

Antes que me xinguem aqui que estou destruindo a lore do jogo, me deixe explicar o porquê a resposta poderia ser esta.

A idade das raças é algo tomado como certo, mas é por bom senso entre os jogadores, escritores e os desenvolvedores. Ou seja, um elfo noturno é imortal, por tudo que lemos e temos indicação no jogo, mas a idade certa para um elfo noturno ser considerado adulto não está escrito em nenhum lugar canon.

Sim, temos aqui um termo novo: canon, ou canônico.

Algo canônico é algo que não está aberto a discussão, é algo que é definido e assim ficará. Normalmente tambem falamos que é uma informacao oficial.

A idade média das raças é baseada no RPG de mesa do Warcraft, que inclui dados sobre as principais raças da Horda e da Alianca, mas o material do RPG não é considerado indiscutível, ou seja, não é canônico. É uma base importante de informações, entretanto, então podem sim se basear nele.

Algumas coisas são canon, como a morte de Arthas Menethil, a queda de Quel'thalas ou a abertura do Portal Negro. Isso não pode ser mudado pelos jogadores, e aconteceu na história do jogo (também chamada de Lore).

O que não é canônico pode ser alterado pelos jogadores em RP ou em histórias como bem entender, mas tenha em mente que já existe um bom senso em relação a algumas informacoes e fatos em Warcraft.

Então, o elfo noturno pode ser adulto com 25 anos de idade? Pode, mas não espere que outras pessoas aceitem isso, uma vez que, mesmo não sendo uma informação canon, a idade das raças obedece um senso geral, e é bastante baseada nas informacoes do Warcraft RPG.

Afinal, como qualquer jogo cooperativo, o RPG conta com a interação entre os jogadores, e seu bom senso.

Tipos de Personagens - a Mary Sue

Hoje será um pouco mais curto, uma vez que, no post passado, já dei uma prévia deste tipo de personagem.

Pense em um personagem absolutamente perfeito. Não, mais do que o SuperMan, mais perfeito que ele. Um SuperMan sem sua kriptonita, por exemplo. Este é um personagem Mary Sue. (certo, tecnicamente seria um Marty Sue, ja que é um personagem masculino, mas tudo bem).

Mary Sue é qualquer personagem absolutamente perfeito. A elfa sacerdotisa que possui todo o poder do mundo em suas mãos, é linda, inteligente, conhece todos os lugares do mundo, fala todas as linguas, e simpática e, para completar, ainda possui mais dinheiro que o Galliwyx.

Em suma, um tédio.

Um personagem que não possui falhas não é um personagem perfeito, mas um personagem tedioso para qualquer um a sua volta. Não há o que ensinar, não há perigo ou desafios para ele.

Alguns sintomas são comuns nos personagens MarySue:

- são descritos com adjetivos vagos e pouco descritivos
- geralmente são de raças ou linhagens raras, como meio elfo ou descendente de algum rei
- possuem nomes que são uma variação de algo comum, como Walkirya

Veja bem, estes são tracos gerais, BEM gerais. Seu personagem pode ser um meio elfo, pode até ser de alguma linhagem especial ou ter um nome incomum. Mas preste atenção para seu personagem não ser o mais poderoso do universo.

Seu worgen pode ser maior que os demais, mas ele não pode ser imbatível, carinhoso, gigante, conquistador e não ter defeitos.

Bom, poder, até pode. Mas ele sera chato.